PARTICIPAÇÃO POPULAR
Após participação da Zona Leste, moradores da Sul contribuirão com a elaboração do PMSB

12/Mar/2020 - 13:09

O objetivo é colher impressões da população sobre os mais diversos serviços

Seguindo a agenda de reuniões comunitárias programadas para acontecer neste mês de Março, a Secretaria Municipal de Integração (Semi), por meio da Subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), promoveu mais um encontro para apresentar e discutir sobre o Plano de Saneamento Básico de Porto Velho (PMSB). Desta vez, a comunidade atendida foi a da zona Leste da cidade. A reunião aconteceu no período noturno, desta qurta-feira,11, na Praça CEU, no bairro JK. A equipe técnica da prefeitura, que elabora o PMSB, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), ouviu os mais diversos moradores da região que apontaram dificuldades e seus anseios. O secretário da Semi/Sema, Álvaro Mendonça, que esteve presente e abriu a reunião, destacou que todos os apontamentos dos cidadãos presentes estarão inseridos no Plano. "É fundamental e obrigatória a participação popular na elaboração do PMSB", observou.

As reuniões contemplarão todos os distritos da capital. "Hoje Porto Velho vive uma situação alarmante, negligenciada a décadas por gestões anteriores que optaram por não tomar para si a responsabilidade em dar encaminhamento as soluções necessárias, o que nos trouxe a uma situação vexatória e insustentável. E recebemos a missão do Prefeito Hildon Chaves para mudar esse cenário. E estamos nessa caminhada que, ao final, nos dará ao menos condições para definir prioridades e os caminhos para que se possa buscar os investimentos tão fundamentais para a implantação de uma solução definitiva", disse o secretário.

O titular da Semi acrescenta ainda que água tratada, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais urbanas, e coleta e tratamento de resíduos sólidos, que são os pilares do PMSB, são questões que precisam ser tratadas de forma planejada, estruturada e integrada para que possam, com a ajuda da população, atingir o objetivo que é trazer para Porto Velho uma nova realidade.

Com o PMSB concluído, a prefeitura da capital poderá captar recursos, desenvolver projetos e licitar os mais diversos serviços. Ainda terá que passar pela Câmara de Vereadores para aprovação.

COMUNIDADES ATENDIDAS

Moradores dos distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Nazaré e Demarcação já participaram das reuniões e deixaram suas contribuições. Nesta quinta-feira, 12/03, às 18h, será a vez da população que reside na região Sul da cidade. A reunião acontecerá, na Biblioteca Viveiro das Letras, na Avenida Jatuarana. “Convocamos todos os moradores para que se façam presente e colaborem nesse processo. Todos nós vivenciamos no dia-a-dia um sistema de saneamento básico deficiente e que precisa mudar, pois é questão de saúde. Em uma cidade aonde existe distribuição de água potável, coleta e gestão de resíduos, sistema de drenagem e esgotamento sanitário, existe uma população com mais qualidade de vida. E estamos trabalhando para conquistar esse cenário”, disse Álvaro Mendonça, secretário da Semi.

Na sexta-feira, 13/03, às 18h, a reunião acontece na região Central, na Escola Major Guapindaia .el

Twitter Whatsapp

2024 © Prefeitura de Porto Velho - RO - SMTI